Salve Maria!

Sejam bem vindos!!

domingo, 12 de junho de 2011

Santo Antônio, o trovador de Maria






Desde o início, a vida de Santo Antônio esteve ligada à Virgem Maria. Nasceu no dia festa da Assunção, 15 de agosto de 1195, e foi batizado na Igreja de Santa Maria em Lisboa. Na idade de 15 anos, ele completou seus estudos na Escola da Catedral de Santa Maria. Depois, como grande pregador cantou como poucos as glórias de Nossa Senhora, sendo a Imaculada Conceição um de seus temas preferidos. Já no fim de sua trajetória terrena desejou ser levado para o convento franciscano em Pádua denominado “Santa Maria, Mãe de Deus”. Após receber a Unção dos Enfermos entoou seu hino favorito Ó Senhora gloriosa. Ele viveu e morreu com a Virgem Maria nos lábios e no coração. Grande mariólogo, freqüentemente, falava das glórias da Mãe de Deus e célebre, entre tantos, foi também seu sermão sobre a virgindade perpétua de Maria. Proclamou com entusiasmo que “o nascimento de Cristo não conhece igualdade entre as mulheres, mas é refletido na natureza. Alguém pode perguntar como a Virgem deu à luz o Salvador e podemos dizer que Ela gerou a Ele como uma flor emana delicioso perfume. A flor da roseira permanece incorrupta após ela ter lançado fora seu aroma, e assim também a fé nos leva a crer que a humildade da Virgem, a modéstia com que ela deu à luz o Salvador, não foi violada. O que mais é a flor da virgindade senão um doce perfume? Como um lírio não perde nenhum dos seus raios de beleza em sua fragrância suave, também o mesmo aconteceu com Nossa Senhora tendo sido preservada a sua virgindade para dar à luz o Salvador." Do seu antológico sermão sobre a Anunciação de Maria este belíssimo trecho: “Diz o Livro do Gênesis: “Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (3,15). No calcanhar é indicado o fim da vida. A Virgem Maria esmigalhou a soberba do diabo por meio da humildade, mas ele a tentou, no calcanhar, durante a paixão de seu Filho. Quem quiser arrancar de si mesmo a soberba do diabo, deve golpeá-lo duas vezes. Esse duplo golpe é a lembrança do nosso nascimento e o pensamento da nossa morte. Quem medita assiduamente sobre esses dois momentos da sua vida arranca de si a soberba do diabo, mas antes é preciso que implore o sustento da graça divina. “Agi virilmente e o vosso coração será confortado”(Sl 30,25). Textos belíssimos, antológicos, a demonstrar quão grande era a devoção mariana de Santo Antônio a qual também devemos sempre imitar. Por sua grande piedade mariana com razão se pede a ele numa prece popular: “Oh! glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus e filho querido de Maria Imaculada, não rejeiteis, pois, as minhas súplicas, vós, tão poderoso junto do Coração de Jesus e do Coração de Maria, mas escutai-as favoravelmente”. Cumpre a seus devotos não apenas cantar os seus louvores, mas também é preciso imitar suas virtudes e dentre elas sua grande devoção a Jesus e a Maria.
Homem de fé e de ciência, enamorado da santidade, apóstolo vibrante pela missão evangelizadora ele atrai a todos para um ideal de vida superior, unida intimamente a Jesus Cristo e a Sua Mãe Santíssima.
Esta devoção a que Santo Antônio a todos chama é o caminho seguro para a plena realização individual bem na esteira de São Bernardo: “A Jesus por meio de Maria”. A todos Santo Antônio convida a avançar sem hesitação pelas veredas da perfeição traçadas pelo Mestre Divino e trilhadas pela Virgem Maria, pois, bem lembrou São Paulo “Esta é a vontade de Deus a vossa santificação” (l Ts 4,3).
Então, sim, o devoto de Santo Antônio estará descobrindo a verdadeira estatura deste santo portentoso que o projetará nos páramos da união mais completa as realidades espirituais, fazendo-o cada um verdadeiro obreiro do Evangelho.

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Fonte: http://conegovidigal.blogspot.com/2011/06/santo-antonio-o-trovador-de-maria.html

2 comentários: